Saiba o que é estágio remunerado, sua duração e mais!
O que é estágio remunerado? Caso você seja um graduando e deseja trabalhar enquanto estuda, provavelmente já ouviu falar sobre o estágio remunerado.
Apesar de não possuir a melhor remuneração, o estágio possui diversos benefícios para o acadêmico. Muitos deles possuem um valor que serve como bolsa acadêmica, além do salário que já é pago.
Hoje, vamos contar a você de forma detalhada o que é estágio remunerado, além de vários outros detalhes sobre o assunto. Acompanhe!
Afinal, o que é estágio remunerado?
Como mencionado, se você é um estudante de nível superior, provavelmente já ouviu falar sobre o assunto.
Alunos de ensino médio também podem atuar em estágios remunerados, através do programa Jovem Aprendiz, mas são os acadêmicos que mais estagiam de forma remunerada.
Respondendo a dúvida sobre o que é estágio remunerado, como o próprio nome indica, trata-se de um período de experiência dentro de sua área de formação, com o adicional de possuir uma remuneração mensal pelo seu trabalho, como um emprego comum.
A grande diferença é justamente a salarial: os valores pagos para um estagiário são bem menores do que para um trabalhador comum, já que sua carga horária semanal é menor, e, teoricamente, suas funções não devem possuir tanto impacto na empresa.
Na prática sabemos que isso é diferente: muitos estagiários trabalham mais do que muitos contratados.
Como funciona o estágio remunerado?
Você já sabe o que é estágio remunerado, mas ainda está curioso para saber como funciona? Saiba que é mais simples do que você imagina.
Basicamente, você enquanto acadêmico pode trabalhar em uma empresa que atue no ramo da sua graduação.
Por exemplo, se você está fazendo a graduação de Contabilidade, pode atuar em um escritório de contabilidade, no setor de contas de uma prefeitura, etc. Se está se graduando em Direito, pode atuar no fórum da sua Comarca, em um escritório advocatício, etc.
Além disso, é importante lembrar de que você possui um limite de horas semanais que pode atuar: 30. O limite também conta para o dia: 6 horas diárias (para portadores de deficiência o limite diário é de 4 horas, totalizando 20 horas semanais).
Essas regras são leis e servem para flexibilizar a vida do estudante, para que o mesmo tenha tempo para estudar e trabalhar.
Por fim, e não menos importante, uma notícia ruim: estagiários não possuem direitos previdenciários, ou seja, não contabilizam FGTS, férias ou décimo terceiro.
Quanto tempo dura um estágio remunerado?
Outra dúvida comum dos estudantes, seja do ensino médio ou ensino superior, é sobre quanto tempo dura um estágio remunerado.
Segundo a Lei nº 11.788/2008 (que explica detalhadamente o que é estágio e você deve conhecê-la mais de perto) o estágio remunerado pode durar até, no máximo, 2 anos, exceto quando se trata de portador de deficiência.
Esse período máximo serve para garantir um bom período de experiência ao aluno, mas também para garantir a oportunidade para outros alunos, criando assim uma rotatividade de acadêmicos dentro de uma empresa privada ou órgão público.
Além disso, é bom lembrar de que não existe um prazo mínimo para o estágio remunerado: você pode sair da empresa antes desse período de 2 anos.
Existem casos específicos em que esse período pode ser prorrogado: um aluno de Licenciatura em Educação Física pode atuar dentro de uma academia por 2 anos, e, após esse período, se formado, pode atuar mais dois anos caso esteja cursando Bacharelado, já que são duas graduações distintas.
O estágio obrigatório pode ser remunerado?
Diferentemente do estágio remunerado, o estágio obrigatório é uma disciplina exigida pelo MEC em todas as grades curriculares (todo curso aprovado pelo Ministério da Educação precisa ter carga horária destinada ao estágio obrigatório).
Dessa forma, é comum que muitos alunos nunca façam estágio remunerado, mas acabam passando pelo estágio obrigatório durante a graduação.
Respondendo a dúvida principal, o estágio obrigatório não pode ser remunerado, e isso ocorre por uma série de questões, como:
- O fato de ser uma disciplina acadêmica como qualquer outra, sem necessidade de remuneração;
- Possui uma carga horária curta, como 90 horas nos cursos de Educação Física;
- Não possui caráter de estágio remunerado como os catalogados pelo CIEE, por exemplo.
Quem faz pós-graduação pode fazer estágio remunerado?
Está realizando pós-graduação e quer saber se existe estágio remunerado para alunos de especialização? Saiba que existe sim!
A Lei autoriza que os alunos de nível técnico, médio e superior possam realizar estágio remunerado.
A pós-graduação, independentemente do tipo que esteja fazendo, desde que reconhecida pelo MEC, caracteriza-se como ensino superior, e, portanto, viabiliza o estágio remunerado.
Confira 7 dicas de como conseguir um estágio remunerado
Bem, até aqui você viu o que é estágio remunerado, como funciona, sua duração, detalhes sobre a relação com o estágio obrigatório e até mesmo se um pós-graduando pode realizá-lo.
Agora que sabe detalhadamente o que é estágio remunerado, está na hora de saber como realizar o seu.
Abaixo, separamos 7 dicas detalhadas de como conseguir um estágio remunerado. Confira:
1. Visite a área de relacionamento com o aluno de sua instituição de ensino
A nossa primeira dica de como conseguir um estágio remunerado é que você visite a diretoria de sua instituição. Em algumas faculdades chamam de relacionamento com o aluno, central do aluno, etc.
Estamos falando do setor onde você pode ter informações sobre sua matrícula, seu curso, etc. Esses locais também possuem informações sobre estágios em prefeituras ou até mesmo em empresas privadas da região.
2. Compareça ao CIEE de sua cidade
Caso a sua universidade não possua boas opções, existe outro local perfeito para você conseguir um estágio: o Centro de Integração Empresa Escola, também conhecido como CIEE.
Se você já sabe o que é estágio remunerado, sabe também que o CIEE é a “casa” do estágio. Lá, você encontra uma base incrível de informações, com todas as empresas e órgãos públicos que possuem vagas para estagiários dos mais diferentes cursos e cidades.
3. Faça um currículo que chame atenção
Agora, está na hora de produzir um currículo de qualidade. De nada adianta entender o que é estágio remunerado e decidir realizar um, se você não possui um documento que fale sobre quem é você.
Um currículo de qualidade é a sua porta de entrada para oportunidades incríveis em sua área de atuação. Aqui em nosso site já trouxemos dicas específicas de como montar o seu (clique aqui para ler). Vale a pena conferir a matéria!
4. Candidate-se a oportunidades de estágio em sua área
Com o currículo em mãos e visita ao CIEE já realizada, escolha e se candidate a oportunidades de estágio em sua área de atuação. Escolha de acordo com a experiência que você deseja ter em sua vivência acadêmica.
5. Busque informações sobre a empresa antes da entrevista
Escolhida a vaga desejada, busque informações sobre a empresa antes de realizar a entrevista. Procure saber com o que ela atua em detalhes, leia notícias em jornais locais e até mesmo no Google, para que saibam que você realmente deseja aquela vaga.
- Na entrevista, demonstre desejo em trabalhar no local
Agora, chegou a sua hora de brilhar. Sabendo o que é estágio remunerado, com um currículo de qualidade produzido e informações sobre a empresa na manga, é hora de demonstrar que você realmente deseja trabalhar naquele lugar.
7. Fique calmo e não desista nas primeiras tentativas
Por fim, nossa última dica é que você não desista na primeira porta fechada. Muitas vezes você não vai se encaixar no perfil da empresa que está disponibilizando aquela vaga, e está tudo bem.
O mesmo pode ocorrer com outra pessoa em determinada vaga que você seja aceito, e este é o ciclo da vida. Portanto, fique calmo e continue tentando: temos certeza de que você conseguirá a sua vaga em um estágio.
Para mais dicas como essa, confira outras matérias de nosso blog. Aguardamos a sua leitura!