O que é estágio curricular? Tudo o que você precisa saber!
O que é estágio curricular? Se você é um acadêmico do ensino superior ou então faz algum curso técnico reconhecido pelo MEC, provavelmente já ouviu falar sobre o estágio curricular obrigatório, aquele que é supervisionado por um professor.
Esta é uma parte essencial na formação dos alunos, principalmente daqueles que estão cursando o ensino superior. É através do estágio curricular que estes acadêmicos podem ter a sua primeira experiência prática na área em que estudam.
Hoje, muito mais do que apenas explicarmos o que é estágio curricular, falaremos sobre como funciona e o que deve fazer para se sair bem durante a sua experiência. Acompanhe!
Afinal, o que é estágio curricular?
Já respondendo a sua dúvida principal sobre o que é estágio curricular, como mencionamos, trata-se da matéria obrigatória cobrada em todos os cursos autorizados pelo Ministério da Educação, o MEC.
Por este mesmo motivo, leva o nome de “curricular”, já que faz parte da grade curricular de todos os cursos. Esse tipo de estágio não é remunerado, possui uma quantidade de horas exigidas que devem ser cumpridas e está presente em cursos de nível técnico e superior.
Não existe estágio curricular de ensino médio, já que o próprio MEC não exige que escolas de ensino médio, sejam públicas ou privadas, imponham uma matéria de estágio obrigatório.
Portanto, caso não saiba o que é estágio curricular, entenda: trata-se de uma matéria obrigatória que todo aluno de ensino técnico ou superior irá passar.
Como funciona o estágio curricular supervisionado?
Agora que você já entendeu o que é estágio curricular, que tal entender como ele funciona? Outra nomenclatura utilizada para defini-lo é “estágio curricular supervisionado”.
Isso ocorre porque o professor responsável pela matéria acadêmica irá supervisionar sua atuação em determinado momento.
Confira detalhes de como esse estágio funciona:
Início da matéria no semestre
A primeira coisa que você precisa entender é que a matéria de estágio não necessariamente precisa ser uma só. Devido a alta carga horária, muitas faculdades e cursos dissipam esse período em duas ou mais matérias.
Por exemplo, enquanto o curso de Bacharelado em Educação Física exige 180 horas de estágio divididas entre Estágio Supervisionado I (90 horas) e Estágio Estágio Supervisionado II (90 horas), o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) exige que os estudantes do curso Técnico em Enfermagem façam 400 horas.
Portanto, essa carga horária pode ser diluída em mais de uma matéria. O início da matéria no semestre serve justamente para que o professor oriente os alunos ao que devem fazer durante sua atuação.
Procura pela instituição concedente do estágio
Em seguida, você estudante deve procurar pela instituição concedente do espaço para que você possa estagiar:
- Se você é estudante de Bacharelado Educação Física, pode ser uma academia ou clube de futebol;
- Se é estudante de Farmácia, pode ser uma Farmácia local ou até mesmo um hospital;
- Caso seja estudante de Pedagogia, poderá atuar na rede de ensino público ou privada.
O ideal é que você encontre uma instituição com a qual se identifique e que vá basear todo o seu relatório de estágio.
Assinatura de termos, autorizações e cronograma
Agora, é o momento das assinaturas. Se você sabe o que é estágio curricular, sabe também que precisa preencher uma série de documentos importantes.
Ao chegar na instituição pela primeira vez, precisa mostrar a sua carta de apresentação ao dono da empresa, diretor da escola, etc. Nela, contém informações sobre você, sua instituição de ensino e avisa formalmente o que você irá realizar.
Logo após, precisa solicitar a assinatura do responsável pelo local no documento de autorização do seu estágio.
Em seguida, preencha o cronograma de datas e horários em que irá atuar, lembrando de que só pode estagiar até 6 horas diárias.
Atuação na prática
O que é estágio curricular senão a experiência na prática, não é mesmo? Chegou o momento de atuar. Provavelmente você possui algumas horas de observação solicitadas pelo professor.
No curso de Bacharelado Educação Física, por exemplo, são 10 horas de observação, seguidas de 80 de atuação.
Essas horas também devem ser divididas e informadas no seu cronograma de estágio, visto que o professor da matéria, o seu supervisor, terá de comparecer em algum dos dias que você está atuando.
Dedique-se ao seu estágio
Durante a sua atuação, lembre-se de se dedicar ao máximo na experiência. É através dela que você aprenderá um pouco mais sobre o cotidiano dos profissionais da sua área.
Além disso, uma boa atuação pode abrir portas em um futuro não tão distante no mesmo local em que você está estagiando. Lembre-se disso!
Produza o seu relatório de estágio supervisionado
Depois de concluir o período de atuação, está na hora de produzir o seu relatório de estágio supervisionado, ou seja, a parte teórica e mais massiva da matéria.
Na realidade, você já pode produzi-lo desde o momento em que está atuando, afinal, muito do que será contado no relatório tem a ver com a sua experiência naquele período.
Aqui em nosso blog já trouxemos diversas dicas de como montar um relatório de estágio, com exemplos e conselhos que ajudam muito em sua confecção.
Realize a apresentação e aguarde pela sua nota
Agora, está na hora de apresentar o relatório que você fez. Existem diversas formas de apresentação solicitadas por professores diferentes. Cada um utiliza a didática que considera mais interessante.
Alguns pedem para que os alunos façam uma parte visual do trabalho, em Power Point, e apresentem para a turma. Outros montam seminários com banners onde toda a faculdade visita o espaço de apresentação.
A nossa dica é que seja confiante na hora da sua apresentação, fique leve e compartilhe sobre sua experiência levando em conta a base teórica que utilizou em seu desenvolvimento.
Entendeu o que é estágio curricular?
Esperamos que nossa matéria tenha esclarecido a você o que é estágio curricular. Lembre-se de que aqui em nosso site possuímos dezenas de outras matérias relacionadas ao assunto, prontas para auxiliar você em sua formação acadêmica.
Caso ainda possua dúvidas, não hesite em deixar o seu comentário. Até a próxima!