Saiba o que é concedente de estágio e como abordá-lo!
O que é concedente de estágio? Caso esteja procurando fazer um estágio remunerado ou mesmo um estágio obrigatório, provavelmente já leu ou ouviu falar sobre a instituição concedente.
Entre as partes integrantes de um estágio, o concedente é um dos mais importantes, afinal, sem ele, dificilmente um estagiário consegue experiência na sua área.
Na matéria de hoje, além de explicarmos o que é concedente de estágio, falaremos sobre como abordá-lo e mais dicas sobre o assunto. Acompanhe!
Afinal, o que é concedente de estágio?
Como mencionado, se você é um estudante do ensino médio, faz algum curso técnico ou mesmo de caráter superior e está procurando por um estágio em sua área, seja remunerado ou obrigatório, provavelmente já se deparou com a tarefa de encontrar o seu concedente de estágio.
Como o próprio nome indica, o concedente de estágio é a instituição onde você será estagiário. Pode ser uma escola, uma empresa privada, um órgão público como fórum, prefeitura, etc.
São muitas as oportunidades quando falamos do concedente:
- Se você é estudante de Educação Física, seu concedente de estágio pode ser uma academia, um estúdio de pilates, um clube de futebol, etc.;
- Se você é um estudante de Pedagogia, seu concedente de estágio pode ser uma escola de ensino infantil, fundamental ou médio, ou até uma faculdade, etc.;
- Se você é um estudante de Direito, seu concedente de estádio pode ser um escritório de advocacia, um fórum ou um cartório de registro de imóveis, etc.;
- Se você é um estudante de Contabilidade, seu concedente de estágio pode ser um escritório de contabilidade, o setor de finanças de uma prefeitura, etc.
Como vimos, as possibilidades são muito variadas. Portanto, respondendo a dúvida sobre o que é concedente de estágio, saiba que se trata da instituição onde você irá estagiar, seja ela pública ou privada.
Concedente de estágio quem assina?
Outra dúvida comum entre os acadêmicos, além de o que é concedente de estágio, é sobre quem assina o documento quando o estágio é finalizado.
Neste caso, falamos exclusivamente do estágio obrigatório, ou seja, aquele que é tratado como matéria obrigatória em todos os cursos superiores ou técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Existem diferentes momentos em que você precisará de uma assinatura em seu relatório de estágio. Estes são:
- Início do estágio: antes de iniciar o seu estágio, você precisará de autorização da instituição. Em escolas, a assinatura para autorização será do diretor ou coordenador. Em empresas, a assinatura será do dono. Em órgãos públicos, do responsável pelo setor;
- Durante o estágio: durante o estágio, você deverá colher assinaturas diárias referentes às horas que você cumprir. Estas podem ser do professor da escola em que você atua, do dono da empresa privada ou seu superior no órgão público;
- Final do estágio: será necessária a assinatura dos mesmos profissionais no documento de avaliação discente, um documento que atesta os pontos gerais sobre sua atuação no estágio.
Vale ressaltar que essas assinaturas são essenciais para a conclusão do seu estágio obrigatório. Sem elas, não será possível entregar um relatório de estágio realmente completo.
Identificação da instituição concedente de estágio: quais documentos solicitar?
A identificação da instituição concedente de estágio será necessária no seu relatório. São essas informações que atestam a veracidade da sua atuação, a existência da instituição e outros detalhes sobre o seu funcionamento.
No relatório, logo no início, será necessário colocar informações sobre a sua faculdade, sobre você, e estas informações sobre a unidade concedente de estágio:
- Endereço;
- Telefone para contato;
- Dono e painel de sócios, se a empresa for privada;
- Diretor, caso seja uma escola;
- Responsável legal, caso seja um órgão público;
- Histórico da instituição;
- Ano de fundação;
- Área de atuação;
- E outras informações específicas solicitadas pela sua própria matéria de estágio obrigatório.
Com essas informações em mãos, você pode preencher seu relatório de estágio obrigatório. Aqui em nosso blog já trouxemos uma matéria completa sobre como montar um relatório de estágio. Vale a pena conferir!
Saiba como abordar um concedente de estágio em poucos passos!
Agora que você já sabe o que é concedente de estágio e quem assina em seu relatório, vamos conferir algumas dicas de como abordá-lo? Seja uma empresa privada ou pública, é essencial ter bons modos para conseguir uma boa vaga.
Confira algumas dicas:
- No caso de um estágio remunerado, procure por uma vaga no CIEE;
- Se for um estágio obrigatório, busque por uma instituição da qual você se identifique;
- Prepare um bom currículo, com todas as informações referentes a sua pessoa e suas experiências de trabalho;
- Compareça a entrevista de estágio sabendo o que você deseja e conhecendo a empresa;
- Mostre que deseja se dedicar ao seu estágio, que será proativo em suas tarefas e que deseja realizar um bom trabalho durante o período;
- Aguarde o resultado da entrevista com calma e não desista na primeira oportunidade.
Aqui em nosso blog também já trouxemos uma matéria exclusiva sobre como preparar um bom currículo de estágio.
Concedente de estágio remunerado pode ser usado em um estágio obrigatório?
Muitos alunos se questionam se o seu estágio remunerado pode ser usado para as matérias de estágio obrigatório. Isso ocorre porque vários acadêmicos já atuam estagiando durante a graduação.
Porém, infelizmente, não é possível utilizar a unidade concedente de estágio remunerado em sua matéria obrigatória.
Isso ocorre porque se trata de uma matéria como qualquer outra, ou seja, não pode ser remunerada para realizá-la. Para que isso ocorra, você precisaria ser demitido, realizar seu estágio obrigatório, e, posteriormente, recontratado.
Como essa não é uma prática que vale a pena, tanto para o estagiário quanto para o concedente, na grande maioria das vezes o aluno busca outro local para estagiar na matéria obrigatória.
Entendeu o que é concedente de estágio?
Esperamos que você tenha compreendido o que é concedente de estágio, o seu papel no processo acadêmico e de que forma você deve abordá-lo.
Confira outras matérias de nosso blog: possuímos diversos guias que podem ajudar você no seu processo de estágio, seja este obrigatório ou então remunerado.
Caso ainda possua dúvidas sobre o assunto, comente abaixo que responderemos. Até a próxima!