A importância do estágio supervisionado no ensino superior

importância do estágio supervisionado

Entender a importância do estágio supervisionado é essencial para todo graduando que deseja realizar um estágio de qualidade.

Sendo uma obrigatoriedade exigida pelo MEC, o estágio é apenas mais uma das várias etapas na vida do acadêmico. Porém, diferente de outras matérias, possui suma importância em sua formação.

Na matéria de hoje, explicaremos a você sobre a importância do estágio supervisionado durante a formação acadêmica. Acompanhe!

O que é o estágio supervisionado?

Antes de sabermos sobre a importância do estágio supervisionado na vida acadêmica, é essencial sabermos maiores detalhes sobre o que se trata.

Sendo uma matéria exigida pelo MEC em todas as graduações reconhecidas pela instituição (Ministério da Educação), o estágio pode ser dividido em mais de uma “cadeira” durante a formação acadêmica.

Como o próprio nome indica, o estágio supervisionado é uma matéria acadêmica em que o aluno deve ter a experiência em alguma das áreas de seu curso, sendo pré-determinada pela instituição de ensino ou escolhida por conta própria.

Durante o período de realização do estágio obrigatório, o aluno será supervisionado pelo professor/docente responsável pela matéria na instituição de ensino em que o aluno estuda.

Qual o objetivo do estágio supervisionado?

Caso você seja um acadêmico e está se perguntando sobre qual o objetivo do estágio acadêmico, saiba que os motivos de sua realização mostram justamente a importância do estágio supervisionado.

Um dos principais objetivos é proporcionar ao aluno a experiência na área em que atua. Imagine que muitos alunos não trabalham em sua área de formação, durante a faculdade, por falta de espaço para pessoas que não possuem um diploma.

Sem a experiência do estágio na prática, esses alunos não teriam nenhum tipo de contato direto com o seu ramo de atuação.

Além disso, o estágio supervisionado traz experiência curricular ao profissional quando este estiver formado. Dessa forma, será mais fácil conseguir emprego em uma boa empresa.

Quanto tempo dura o estágio supervisionado?

E o tempo, você já se perguntou quanto dura o estágio supervisionado? Lembre-se sempre que a matéria de estágio supervisionado na faculdade não é a mesma coisa que o estágio remunerado.

Estamos falando especificamente da matéria obrigatório exigida pelo MEC nas grades curriculares.

O tempo de duração do estágio remunerado é de até 2 anos na mesma instituição concedente. Enquanto isso, a matéria de estágio supervisionado dura um semestre, e possui carga horária de atuação diferente entre os cursos.

A título de informação, o curso de Educação Física (tanto Bacharelado quanto Licenciatura) possui uma carga horária de 90 horas, sendo 10 horas de observação e 80 horas de atuação.

Além disso, o curso de Bacharelado em Educação Física possui duas matérias de estágio supervisionado (I e II), sendo um com foco em esportes coletivos (vôlei, futebol, basquete, etc.) e outro com foco em práticas corporais (pilates, musculação, funcional, etc.).

Cada graduação possui as suas próprias especificidades. Fale com a coordenação do seu curso para maiores detalhes.

Quem pode assinar estágio supervisionado?

Uma dúvida comum sobre o assunto é sobre quem pode assinar estágio supervisionado. Ao todo, você precisará de duas principais assinaturas para realizar seu estágio:

  • Assinatura da direção (coordenador, diretor ou responsável pela instituição) para iniciar o estágio;
  • Assinaturas diárias do seu supervisor da instituição (professor, o próprio dono da empresa em que você está estagiando ou outro profissional que você está acompanhando) para comprovar a sua presença nas horas obrigatórias.

Além disso, é claro, você receberá a assinatura final do seu avaliador principal: o docente da matéria de estágio supervisionado da sua instituição de ensino.

Confira 7 motivos que mostram a importância do estágio supervisionado

Chegamos a parte principal de nossa matéria, onde vamos falar sobre a importância do estágio supervisionado. Confira abaixo 7 motivos que mostram o porquê você deve realizá-lo:

1. Experiência na área

Como citamos entre os objetivos, a experiência que você cria realizando a prática em sua área é um dos principais motivos que elevam a importância do estágio supervisionado. Nada melhor do que a prática para aprender sobre a sua graduação.

2. Componente curricular

Depois de realizado o estágio supervisionado, seja uma ou duas matérias durante a sua graduação (como no exemplo citado sobre o curso de Educação Física), você pode complementar seu currículo com a experiência adquirida.

3. Networking

A importância do estágio supervisionado também afeta o networking criado. Atuar na área pode lhe render conexões que tragam benefícios para a sua carreira.

Quem sabe você não consegue um estágio remunerado de 2 anos ou até mesmo uma vaga fixa na empresa em que realizará seu estágio supervisionado? É uma possibilidade!

4. Aprendizado acadêmico

Outro ponto importante que demonstra a importância do estágio supervisionado é o aprendizado acadêmico. O relatório de estágio, por exemplo, é uma boa prévia do seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

Além disso, a leitura de artigos acadêmicos para a confecção do relatório atribui muito conhecimento da literatura específica de seu curso.

5. Feedback de profissionais experientes

Além de atuar em uma área estratégica, você estará contando com profissionais com anos de experiência. Em um estágio com docência no ensino infantil, por exemplo, um acadêmico de Pedagogia pode aprender muito com anos de experiência de um professor renomado!

6. Adaptação a rotina de trabalho

A rotina de trabalho cria caráter. Acordar cedo, cumprir horários, “bater” ponto, entre outras práticas, são situações vivenciadas por muitos alunos somente durante o estágio obrigatório/supervisionado.

7. Oportunidade de atuação em áreas distintas

Por fim, é possível afirmar que as oportunidades disponíveis são vastas. Ainda no exemplo do curso de Educação Física, um profissional que possui experiência em voleibol durante a sua vida, pode acabar atuando em um clube de futebol como estágio supervisionado.

Essa experiência variada pode abrir as portas profissionais em um futuro não tão distante.

Saiba como fazer um relatório de estágio supervisionado

Está realizando a matéria e não sabe como produzir o seu trabalho teórico? Aqui em nosso site já trouxemos uma matéria exclusiva sobre como fazer um relatório de estágio supervisionado (acesse clicando aqui).

No conteúdo, você confere um guia completo e vários exemplos de estrutura para o seu relatório. Vale a pena conferir!

Esperamos ter ajudado você com nosso conteúdo de hoje. Lembre-se: caso possua dúvidas, comente abaixo!

0 / 5. Votos: 0

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *