Vagas de estágio em Biomedicina: veja os 3 principais tipos!


Vagas de estágio em Biomedicina

As vagas de estágio em Biomedicina são procuradas por milhares de alunos anualmente. Ao todo, a graduação conta com 11 mil estudantes espalhados em todo o território nacional, segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

A mesma instituição informa que, ao todo, o país possui 50 mil profissionais formados e atuando com a sua carteira profissional. Um número baixo, mas em constante crescimento.

Esses 11 mil alunos buscam por oportunidades na área, e é sobre isso que falaremos hoje: sobre como ingressar nas principais vagas de estágio em Biomedicina. Acompanhe nossas dicas!

Conheça os 3 principais tipos de vagas de estágio em Biomedicina

Por se tratar de um curso com mercado de trabalho brando, um biomédico pode trabalhar desde hospitais até indústrias, com produtos químicos em grandes marcas brasileiras.

Abaixo, separamos os três principais tipos de mercado para as vagas de estágio em Biomedicina, que, coincidentemente, são as mais procuradas nos buscadores online. Confira:

1. Estágio Biomedicina hospital

O primeiro e mais comum dos estágios na área biomédica é justamente nos hospitais. Na realidade, é um processo que ocorre já mesmo durante a graduação, através do estágio curricular obrigatório imposto pelo Ministério da Educação.

O estudante de Biomedicina possui horas obrigatórias que precisam ser realizadas dentro do hospital.

Suas principais funções durante o estágio, seja este em vagas de estágio em Biomedicina hospitalar curricular ou remunerada, são a coleta de dados, processamento de exames, emissão de informações relacionadas a sangue e outras amostras internas dos pacientes.

É particularmente interessante porque pode trazer boas oportunidades de longo prazo aos estagiários, quem sabe conseguindo uma vaga através de carteira assinada em uma instituição de saúde particular.

2. Estágio Biomedicina laboratório

Do ponto de vista de carreira, o principal local onde um biomédico pode trabalhar, e também onde é mais requisitado, é no laboratório.

O laboratório é a “casa” do biomédico: são muitas as vagas de estágio Biomedicina laboratório, já que o profissional que possui capacidade técnica e teórica para exercer as análises clínicas é o biomédico.

O mesmo que ocorre nos hospitais, acontece nos laboratórios: um bom período de estágio pode abrir portas para um contrato de carteira assinada, podendo ser uma ótima forma de subir na carreira.

As ações principais do biomédico são a coleta de sangue, análises clínicas de amostras de secreção, determinação de resultados, processamento de dados, emissão e assinatura como responsável técnico de exames.

3. Estágio Biomedicina estética

Por fim, outra área muito procurada, mas em um ramo um pouco mais desconectado em relação a análises clínicas, são as vagas de estágio em Biomedicina estética.

Nos últimos anos cresceu consideravelmente a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza física. Algo que era procurado estritamente pelo público feminino com mais de 40 anos, agora é procurado por todo tipo de público: homens, mulheres, jovens ou mais velhos.

Essa alta demanda abriu novas empresas em todo o Brasil que trabalham com o fornecimento de procedimentos estéticos.

Com um mercado aquecido, naturalmente abrem vagas de estágio em Biomedicina.

O estagiário em Biomedicina não possui autorização para aplicar substâncias em clientes, mas pode acompanhar procedimentos, realizar atendimentos ao público em geral, marcar horários, etc., com funções mais relacionadas ao processo administrativo da empresa.

Como encontrar boas vagas de estágio em Biomedicina?

Caso seja um acadêmico da graduação de Biomedicina, saiba que há um mercado com amplas oportunidades de trabalho para você.

Como a quantidade de profissionais e estudantes da área ainda é pouca em relação ao crescimento de mercado da profissão, são muitas as vagas de estágio em Biomedicina disponíveis.

Confira nossas dicas para encontrar boas vagas

Prepare um currículo de qualidade

O primeiro passo é construir um currículo profissional de qualidade. Aqui em nosso blog já trouxemos diversas dicas de como fazer um currículo para estágio, vale a pena conferir as nossas dicas!

Coloque suas informações pessoais, suas experiências profissionais anteriores e destaque suas habilidades.

Procure o CIEE estágio Biomedicina da sua cidade

O Centro de Integração Empresa Escola, conhecido como CIEE, é o principal local onde você vai encontrar boas oportunidades em sua área.

A empresa concentra os dados de instituições de saúde com vagas de Biomedicina em aberto, tanto para estágios curriculares que não são remunerados, quanto para os que possuem uma bolsa auxílio mensal.

Dirija-se até o CIEE, recolha as informações necessárias e entre em contato com as empresas que se interessar.

Vá direto em instituições privadas

Outra forma de encontrar vagas de estágio em Biomedicina é se dirigir diretamente às empresas privadas, como hospitais da sua região, laboratórios e até mesmo grandes redes que trabalham com procedimentos estéticos.

Por ser um acadêmico, não surgirão vagas com contrato de trabalho via CLT, mas podem aparecer boas vagas de estágio em Biomedicina. Leve seu currículo e solicite uma entrevista para falar sobre o seu desejo em atuar na área.

Prefeituras também disponibilizam vagas

Tanto os governos municipais através das prefeituras, quanto os governos estaduais, disponibilizam vagas diversas para a área da saúde. Muitas vezes, pode não ser algo totalmente direcionado para a área da Biomedicina, mas algo que traga bagagem profissional ao seu currículo.

O mesmo ocorre com governos estaduais: através de editais e processos seletivos rotineiros, são divulgadas diversas vagas para estagiários em hospitais públicos e até mesmo no Sistema Único de Saúde, o SUS.

Procure vagas na internet

Existem várias outras instituições além do CIEE que disponibilizam vagas de estágio, inclusive na área de Biomedicina. Órgãos como IEL, Senai e Senac são os principais, porém, algumas associações regionais também podem divulgar esse tipo de oportunidade.

Pesquisar por vagas na internet pode ajudar, já que algumas empresas preferem métodos mais antigos, como divulgação em grupos de Facebook e outras redes sociais.

Esperamos ter ajudado você a encontrar boas vagas de estágio em Biomedicina. Lembre-se de que se trata de um mercado em crescimento, então, pode ser que surja alguma boa vaga na área da saúde, mas não tão direcionada ao seu curso.

Caso queira tirar alguma dúvida sobre a matéria que acabou de ler, comente abaixo. Até a próxima!

0 / 5. Votos: 0

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *