Como colocar experiência de estágio no currículo? 7 dicas!
Como colocar experiência de estágio no currículo? A produção do seu currículo, seja para conseguir uma vaga de emprego comum, uma oportunidade de estágio remunerado ou mesmo estágio obrigatório, é essencial para causar uma boa impressão.
O currículo é a principal vitrine de um estagiário, e para um trabalhador que busca uma vaga de carteira assinada, os estágios realizados durante a graduação podem agregar – e muito – no momento de apresentar experiências na área.
Nesta matéria, vamos ensinar a você sobre como colocar experiência de estágio no currículo. Confira!
Pode colocar estágio como experiência no currículo?
Uma das grandes dúvidas de quem deseja montar um currículo de qualidade, é sobre se pode colocar estágio como experiência no currículo, afinal, durante a faculdade é possível realizar dois estágios remunerados, e ao menos um obrigatório.
Dizemos isso porque, geralmente, as faculdades duram entre 4 a 5 anos (8 a 10 semestres). Enquanto isso, um estágio remunerado pode durar até 2 anos. Portanto, dentro do período da faculdade, você pode passar por 2 estágios de 2 anos, ou mais com um período menor.
Além disso, muitos podem ter estagiado como auxiliar administrativo ou algo semelhante durante o ensino médio, através do Programa Jovem Aprendiz ou vagas de estágio do CIEE.
Então, imagine uma pessoa que estagiou 2 anos durante o ensino médio, e mais 4 anos durante a faculdade. São pelo menos 6 anos de experiência, aprendizado e habilidades adquiridas no meio em que atua.
Respondendo a sua dúvida, saiba que sim: pode colocar estágio como experiência no currículo!
Você só precisa saber como fazer isso, e explicamos de forma detalhada a seguir. Confira!
Confira 7 dicas de como colocar experiência de estágio no currículo
1. Registre como qualquer outra experiência
O primeiro passo de como colocar experiência de estágio no currículo é considerar a experiência de estágio como um período de trabalho comum.
Não pense que por se tratar de um estágio a sua experiência vale menos, pelo contrário. Todos sabemos que, na grande maioria das vezes, os estagiários recebem até mais atribuições do que deveriam.
Portanto, não hesite em registrar em seu currículo todas as suas experiências de estágio, sejam elas remuneradas ou não.
2. Detalhe suas responsabilidades e conquistas
Nossa segunda dica, depois de ter aceitado colocar as experiências de estágio no seu currículo, é que faço o detalhamento de suas responsabilidades e conquistas.
Como uma vaga comum, coloque o que você fazia no cotidiano, quais eram as suas atribuições, e possíveis conquistas, como contratos fechados, corte de gastos realizados, etc.
Registre cada detalhe!
3. Use dados quantitativos sempre que possível
Colocar números é uma forma de chamar atenção. No mundo corporativo, nada vende melhor e chama mais a atenção do que os resultados que você tem na sua jornada.
Um exemplo é mostrar que você analisou os dados de mercado da empresa em que você trabalhava, criou relatórios com essas informações que reduziram até 10% dos custos da sua antiga concedente de estágio.
Este é apenas um exemplo para que você possa se espelhar. Até mesmo a organização interna da empresa pode ser um resultado benéfico para inserir em seu currículo.
4. Adapte o conteúdo do seu currículo ao cargo que deseja
Se você estagiou em na administração de uma escola e depois em um escritório de contabilidade, e agora busca por uma experiência justamente em um escritório de finanças, a última experiência é mais relevante, correto? Certo!
Porém, a sua primeira experiência também é válida. O que você pode fazer é adaptá-la, dando ênfase em tarefas que envolviam números e fechamento de contas, por exemplo.
Cite-a em seu currículo, mas dê maior atenção para as experiências que possuem correlação com a vaga que você está desejando no momento.
5. Cite as ferramentas e tecnologias que usou no estágio e possui intimidade
O mundo atual é repleto de ferramentas que auxiliam o dia a dia. A tecnologia tomou conta do mundo das empresas, e hoje é essencial saber usá-las.
Para saber como colocar experiência de estágio no currículo envolve citar informações relacionadas a ferramentas. Caso tenha intimidade com planilhas, cite o Excel como uma das ferramentas que sabe usar.
Ferramentas de gestão como o Trello ou Google Drive também são úteis em ambientes empresariais. Tudo depende de onde você vai atuar e também das competências que são exigidas pela empresa.
Fica de olho na descrição da vaga, e, caso veja que possui habilidade em alguma ferramenta que se encaixe na descrição, coloque-a em seu currículo.
6. Dê ênfase nas habilidades interpessoais
Os estágios servem justamente para que o acadêmico possua algum tipo de experiência dentro de sua área de formação, e, praticamente toda experiência envolve habilidades interpessoais.
Falamos de habilidades de atendimento ao público, resolução de problemas em grupo e bom relacionamento com seus colegas de trabalho.
Empresas privadas buscam funcionários que saibam trabalhar em equipe, portanto, se você já atuou em equipe ou atendeu público em seu estágio, vale a pena considerar colocar informações relacionadas ao assunto.
7. Formate o modelo do seu currículo de forma concisa e confiante
Por fim, entre as dicas de como colocar experiência de estágio no currículo, sugerimos que você formate o documento sem medo, de forma concisa, tendo confiança de que suas experiências durante o estágio são suficientemente boas para a vaga.
Entregue-o tendo orgulho de suas experiências durante o período, afinal, foram elas que formaram o profissional que você é hoje!
Saiba como fazer um currículo para sua vaga de emprego aqui em nosso site!
Aqui no blog você encontra uma série de dicas incríveis de como fazer um currículo para estágio. Essas dicas podem ser usadas, inclusive, para a confecção de currículos para vagas de emprego comum.
Portanto, vale a pena conferir essas dicas, absorvê-las e colocá-las em prática na hora de produzir um currículo que possa lhe garantir uma boa vaga de emprego, inserindo suas experiências como estagiário.
Esperamos ter ajudado você com o nosso guia sobre como colocar experiência de estágio no currículo. Se ainda possuir dúvidas sobre o assunto, basta comentar abaixo que responderemos. Até a próxima!